5 coisas que você precisa saber antes de começar a terapia


  1. Existem vários "tipos" de terapia: por exemplo, eu atendo baseada nas técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental, mas existem outras vertentes dentro da psicologia, pesquise sobre e veja com qual você mais se identifica.

2. O psi não receita medicação: após uma avaliação o psi pode (ou não) identificar a necessidade de te encaminhar para um médico psiquiatra (ele sim pode te medicar). Isso significa que você vai tomar a medicação e parar com a terapia? De jeito nenhum!!!


3. O psi não é vidente: nós não lemos mentes, nem te "stalkeamos" nas redes sociais, ou seja, nós trabalhamos através dos teus relatos, procure levar riqueza de detalhes, pensamentos e emoções para as sessões.


4. Psicoterapia não é miojo: nada de "3 minutinhos e tá pronto", não vamos resolver todas as tuas questões em 2 ou 3 sessões. Psicoterapia é uma construção, não é instantânea, requer paciência, responsabilidade e comprometimento. As mudanças acontecem de forma gradativa.


5. Terapia não é conversa: E ainda vai um bônus: o psi não da conselho. É isso mesmo, vão vá para a terapia com a expectativa de que vai sair com todas as respostas (isso pode te frustrar e te fazer não voltar), terapia é um espaço de trabalho (e o trabalho não é só do psi, é seu também).


OBS: Claro que nós conversamos, é uma conversa TAMBÉM, mas é um trabalho em dupla. Vá motivado!!!


@psico.victoriapuchalski

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo