5 Coisas que você precisa saber sobre Psicanálise



1) A psicanálise é um tipo de psicoterapia que foi criada pelo Freud (que era Médico) no final do século 19. Na mesma época nascia tanto a Psicanálise como a Psicologia Clínica, por isso as duas são contemporâneas. Mas Psicologia e Psicanálise não são a mesma coisa: A Psicologia engloba várias abordagens de psicoterapia e a Psicanálise é uma delas.


2) A Psicanálise foi criada para ser um método de tratamento para o sofrimento humano que se manifestava através de sintomas nos pacientes ( dores, pensamentos obsessivos, paralisias, angústias, medos, entre outros ).


3) A análise se dá através do exercício da fala e da associação livre (falar o que vier á cabeça) do paciente. O objetivo é que através da fala o sujeito fale o que sente e ao mesmo tempo, se escute.


4) Na Psicanálise o analista não fica apenas ouvindo o que o paciente diz ; ele tem uma escuta terapêutica fazendo pequenas intervenções e interpretações acerca não apenas do que ele escuta mas de como o paciente fala ( a forma, o tom, a emoção, a postura, o olhar).


5) Chama-se transferência o vínculo afetivo que se dá entre paciente e analista, vínculo este de confiança que permite que o paciente consiga falar e se abrir sobre coisas difíceis, o que geralmente ele não consegue fazer com outras pessoas. É sem dúvida nenhuma , um dos fatores mais importantes para que análise aconteça.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso