5 situações que já aconteceram com você em uma relação com um homem.

Atualizado: 22 de Ago de 2020


Listei abaixo situações que já ocorreram com toda mulher em uma relação com um homem, seja namorado, amigo, primo ou amigo e possivelmente você não tenha percebido.

Mansplaining


Com isso o termo mansplaining, junção entre man (homem) e explain (explicar), em inglês, descreve um homem que tenta explicar algo a uma mulher, assumindo que ela não entende sobre o assunto, subestimando a inteligência da mesma.


Rebecca Solnit autora do livro Os Homens Explicam Tudo Para Mim, relata na descrição do mesmo uma experiência vivida pela própria autora, em que "um homem passou uma festa inteira falando de um livro que 'ela deveria ler', sem lhe dar a chance de dizer que, na verdade, ela era a autora".

Manterrupting


O termo manterrupting se caracteriza por situações de interrupções a mulher por diversas vezes, de forma com que ela não consiga concluir a própria frase.

Essas ações são ainda mais comuns no mercado de trabalho, onde a posição de chefe é ocupada na sua maioria por homens, brancos e héteros, mas podemos perceber em diversos locais.

Manspreading



A palavra em inglês significa “a expansão do sexo masculino” e refere a atitude de homens que tomam um espaço desproporcional, principalmente nos assentos de transportes públicos, abrindo as pernas e deixando menos espaço para a pessoa que está sentada ao seu lado. Podemos visualizar ações em diferentes contextos como nas escolas, onde é comum que se privilegiem os espaços coletivos para a prática de esportes apenas por meninos ou mesmo

na política, em que mostra um número pequeno de mulheres que ocupam esse espaço, frequentemente colocadas em dúvida em relação a sua competência.

Gaslighting


Esse termo é frequentemente comum em situações de violência em que a vítima é mulher, pois descrever a manipulação psicológica na qual o agressor faz a vítima questionar sua própria inteligência, memória ou sanidade.


O agressor manipula, com o objetivo de desqualificar a mulher e desvaloriza-la podendo utilizar frases como "você é louca", "você está exagerando", "você não vê o que faço por você"

Micromachismo


O micromachismo são atitudes de discriminação em relação às mulheres que são perpetuadas diariamente, de tal forma que fazem parte do cotidiano, passam despercebidas e são aceitas pela sociedade.


Todos os termos acima pode se caracterizados como micromachismos, como também, definir o humor da mulher questionando se ela estava "Naqueles dias", se estabelecer como ajudante nas tarefas do lar, supondo que é trabalho da mulher, assistir algum programa por achar uma mulher bonita, elogiar uma mulher que não conhece ou mesmo comprar roupas rosas, ou bonecas para uma meninas sem consultar os pais ou a própria menina sobre o que ela gosta.


Infelizmente essas ações reforçam o comportamento machista e, principalmente, como a masculinidade pode ser tóxica e frágil.

É necessário conscientização e ampliação dos debates sobre as questões de gênero com intuito de educar, desconstruir esses comportamentos. Também incorporar esses conteúdos nos currículos, na mídia, na comunicação social do governo e principalmente nas políticas públicas, para que um dia exista respeito a todas as mulheres. Psicologa Natália Menezes CRP 06/158371

32 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso