A importância da compreensão leitora


📖 Você sabia que para uma boa compreensão uma série de processos estão envolvidos? Existem os processos de baixo nível e os de alto nível.

.


🔤 Os de baixo nível envolvem a capacidade de decodificação (conseguir olhar os grafemas e juntá-los mentalmente em um fonema), vocabulário e fluência de leitura (velocidade, precisão e prosódia que colocamos durante a leitura de um texto).


🧠 Já os processos de alto nível estão diretamente relacionados às funções executivas, e são eles: o raciocínio inferencial (entender aquilo que não está explícito no texto), memória operacional e atenção.


Quando todas essas habilidades estão dentro do esperado, conseguimos tornar o texto lido em uma representação mental que podemos acessar para, por exemplo, responder perguntas.


Uma criança com dislexia, por exemplo, costuma apresentar dificuldade nos processos de baixo nível da leitura, especialmente a decodificação. O que isso significa? Como toda a atenção da criança precisa estar disponível para os processos de baixo nível, ela não consegue ter atenção suficiente para a compreensão do texto.


Mas também existem os casos em que a criança lê com facilidade, mas no final relata não ter compreendido o que leu. Nesses casos, o problema encontra-se nos processos de alto nível da leitura, ou seja, ela pode estar com dificuldade em realizar inferências ou até mesmo ser uma questão atencional.


📚 Lembre-se: Estimular a leitura é sempre primordial. A compreensão de um texto é a principal finalidade dos processos de leitura.


Tamiris M. Rangel

CRP 05.52107


Instagram: @cogniverso

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso