A importância da saúde mental na gestação

No dia 15 de Agosto comemora-se o dia da gestante, por isso aproveito essa data especial para falar mais uma vez sobre a importância de cuidar da saúde mental na gestação.


Falar de saúde mental ainda é um Tabu para a nossa sociedade e quando se fala de saúde mental na gestação se torna um assunto ainda mais complexo, devido a toda idealização social e cultural que a maternidade carrega.


A saúde mental da gestante não é avaliada no pré-natal médico, sendo este um agravante para a saúde materno-infantil, mesmo sabendo dos impactos fisiológicos e emocionais que ocorre na mulher no período gravídico e puerperal.


O encaminhamento da gestante para profissionais da saúde mental geralmente ocorre somente quando já existe um período de crise instaurado, no qual os sintomas são perceptíveis.


O estress na gestação está presente em mais de 80% das gestantes, podendo estar associado também a variação de humor constante, bem como a quadros de ansiedade e depressão.


A fase em que mais ocorre internações e desencadeamento de problemas psiquiátricos em mulheres, é durante a gravidez e pós-parto. No Brasil, cerca de 25% das gestantes desenvolvem depressão pós parto, trazendo prejuízos na relação mãe/bebê no primeiro ano de vida materno.


É de máxima importância e urgência que o atendimento à gestante ganhe nova atenção, por isso é tão importante discutirmos sobre esse tema, quebrando tabus, idealizações e paradigmas acerca da maternidade.


Socialmente e culturalmente precisamos compreender e respeitar que  a maternidade ocorre em diversos contextos e em variados momentos na vida da mulher e que existe uma diferença entre a idealização da maternidade e a maternidade real, e  nem sempre  a mulher consegue manter o equilibrio emocional, por mais que tenha sido uma gestação muito desejada.


Portanto, o que eu desejo para todas as gestantes nessa data de hoje e para todas as mães é que se cuidem por inteiro, corpo, mente e alma.

Para cuidar de um bebê, dos outros filhos, para cuidar de tudo e todos, é necessário PRIMEIRO CUIDAR DE VOCÊ!


SAÚDE MENTAL EM PRIMEIRO LUGAR!


#saudemental

#saudementalmaterna

#saúdeebemestar

#saudeemocional

#psicologiaclinica



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso