a perda de identidade em um relacionamento abusivo



o tema do post de hoje é triste. e ao pensar nele eu vejo o quanto falar sobre relacionamentos abusivos é essencial pra alertarmos mulheres que estão nesse processo.


a arte de Salman Khoshroo “Red on White” foi o que me estimulou a escrever um texto sobre RAs e talvez vocês entendam o porquê nas próximas linhas.


em relacionamentos abusivos, há muitas vezes o processo de perder repertórios comportamentais como aqueles relacionados a hobbies, relações sociais com colegas, amigos e família, suas atividades de lazer... muito em decorrência de uma relação onde é difícil ter sua individualidade valorizada, onde pode-se fazer muito pouco daquilo que nos faz sentir vivas.


é como perder partes de si, como se o nosso próprio rosto, aquilo que também nos distingue enquanto ser humano diferente dos outros, aos poucos se tornasse irreconhecível.


muitas vezes, há códigos estritos de comportamentos, roupas, formas de falar, de se relacionar sexualmente com o parceiro... são inúmeras as maneiras em que uma mulher pode perder de vista quem se é em um relacionamento abusivo pois precisa se encaixar na visão de mulher-perfeita do outro.


nesses casos, a psicoterapia tem a função de apoio no processo de ser cada vez mais ela mesma...


de incentivar um fortalecer-se a ponto de escolher ficar ou não em uma relação...


distinguir o que é saudável, o que é amor...


voltar a fazer aquilo que passou anos ou meses em privação...


e, enfim, identificar novamente o próprio “rosto”, quem sabe até vê-lo como está, com suas novas expressões e vivências...



Danielle Liz Rossignoli

Psicóloga CRP 18/04892

@descomplicandoac

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso