A vergonha de falar e a psicoterapia.

Muitas vezes eu já ouvi que as pessoas prorrogam a busca por auxilio terapêutico por considerarem que será muito difícil falar sobre si, que não conseguirão iniciar o dialogo e não darão conta do processo terapêutico.


Vim aqui hoje falar um pouquinho para vocês sobre como é para nós, aqui do outro lado.


A primeira coisa é que nós somos apenas outro ser-humano, que estará ali para te auxiliar. Isso já deixa as coisas mais tranquilas, não é mesmo?


A segunda questão é que nós sabemos o quanto é difícil. É realmente difícil chegar e se abrir para um estranho, mesmo que este seja um profissional, então, nós vamos facilitar esse processo o máximo possível.


Nas primeiras sessões, é explicado como funciona a psicoterapia, e muitas vezes, nós ajudaremos com perguntas condutoras para te auxiliar a saber por onde começar, se for necessário. O psicoterapeuta na sua frente, fará o possível para te deixar confortável.


E por fim, é importante lembrar que você não é o único que tem essa vergonha, nós vemos isso constantemente, já estamos acostumados e parte importante do trabalho de um psicoterapeuta é não julgar, de forma nenhuma, então, nós não estaremos pensando mal de você, independente da dificuldade que você expresse. Nós estamos ali justamente para isso, te auxiliar.


Não deixe a vergonha ou o medo de impedir de buscar ajuda. Conte conosco!


@psi.amanda_mgazevedo

11 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso