Ambientes tóxicos: como lidar.



Os ambientes tóxicos seriam aqueles lugares que não nos promovem o bem estar. Geralmente são regados por ausência de respeito e empatia, relações de poder inquestionáveis e abusivas, comunicação falha, entre outros aspectos que podem levar ao adoecimento psíquico.


1 - O abuso de poder é muito comum nesses ambientes. Desestimular este aspecto é um grande passo para estabelecer novas regras e limites.

2 - A assertividade pode ser colocada em prática, permitindo o posicionamento de ideias de maneira clara, positiva, promovendo igualdade nas relações, sem causar constrangimentos.

3 - É possível rejeitar pensamentos negativos, palavras, ações, comportamentos que podem nos influenciar negativamente no dia a dia.

4 - O ambiente tóxico, seja ele familiar, no trabalho ou até mesmo proporcionado por pessoas do seu vínculo social, pode levar ao adoecimento psíquico.

5 - A terapia é uma grande aliada para lidar com esta situação. Ela é capaz de acolher o indivíduo em sofrimento, fortalece-lo novamente e cuidar da sua saúde mental de maneira adequada.


Infelizmente esses ambientes podem estar diretamente ligados ao contexto familiar, o trabalho, ou até mesmo dentro de suas relações sociais.

Sendo assim, controlar essas situações ou modificá-las acaba fugindo do nosso alcance, trazendo mais desgaste emocional e insatisfação.


Mas lembre-se, ainda assim é possível lidar de outra forma com estes ambientes. A terapia pode te ajudar no manejo de seus conflitos e te apresentar novos comportamentos capazes de proporcionar o seu bem estar psíquico novamente.


Preparei algumas questões que podem ser observadas em ambientes tóxicos e algumas formas de lidar que podem ser aprendidas no processo terapêutico 🌻


#ambientetoxico#psicoterapia#terapia#conflitos#saudemental#psicologiaclínica#adoecimento#psicologia#façaterapia

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo