Arte terapêutica

Alguém já falou pra você sobre como a arte pode ser terapêutica?!



Nesse momento de isolamento e aflição que temos vivido, o que você tem feito para se manter mentalmente equilibrado? Ou para externalizar os sentimentos que te desequilibram?


Segundo apontam os autores Pompéia e Sapienza (2004), “criar será compor uma obra, cuja fala é a própria voz do autor. O artista diz alguma coisa ao fazer sua obra” (p.22).


E ainda nos motram que a "existência e arte relacionam-se de uma forma peculiar e vigorosa, pois a existência é o modo de ser específico do homem, modo de ser que o faz aberto para o sonhar, e, assim, capaz de ouvir a voz das coisas que falam por intermédio da obra" (p. 29).


Essa reflexão nos mostra a capacidade positiva que a arte tem como maneira de fala e expressão... lembrando-nos que não se fala apenas com a lingaguem propriamente, mas por meio de poemas, poesias, pinturas, esculturas, música, teatro e tantas outras formas de criação.


E você, como tem se expressado?!


_________________________


Psicóloga Clínica e Grupal

Alessandra Ianhez de Camargo

CRP 06/160322

Cel (16) 997711346

_________________________


#psicologia #psicologiaclinica #psicoterapeuta #psicoterapia #arteterapia #expressão #expressiva


_________________________


Fonte: POMPEIA, J. A. SAPIENZA, B. T. Na presença de sentido: uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas. 1ª Ed. Editora EDUC; Paulus, São Paulo – SP, 2004.

3 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso