Automutilação na adolescência

O termo a automutilação é todo ato que é praticado contra o Próprio corpo, o que cada vez mais está sendo praticado por diversos adolescentes nos dias de hoje. O ato causa sofrimento ao próprio corpo o que parece diminuir a dor emocional. Ao se machucar os adolescentes sentem um alívio momentâneo da dor, o que culmina em vários adolescentes da contemporaneidade utilizar o corpo para expressar suas emoções.

Diversos autores fazem uma distinção entre a automutilação e o comportamento suicida, assegura que, a falta de esperança, medo, desespero, desconforto ajudam os adolescentes a utilizar métodos letais no seu próprio corpo, os adolescentes querem aliviar a dor, e não tirar sua vida. Portanto, pode-se enfatizar que a automutilação é um ato que envolve a intenção do indivíduo em ferir ou modificar, por vontade própria, uma parte do seu próprio corpo, sem ter a intenção de cometer o suicídio através desse ato.

A Terapia Cognitiva Comportamental irá buscar desenvolver no adolescente formas adaptadas para reagir ao esgotamento/estresse mental, assim como modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais.


PEREIRA, Edileide da Silva. O corpo na dor: a atuação do psicólogo clínico diante da automutilação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 05, pp. 14-20. Janeiro de 2020. ISSN: 2448-0959

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo