Como é olhar para o seu corpo?




Sabemos que cada cultura constrói a imagem de corpo ideal, porém essa busca muitas vezes é baseada em um padrão que não condiz com a estrutura de todos, até porque todos têm corpos diferentes, com metabolismos diferentes, estruturas diferentes.


O padrão de beleza atual em nossa sociedade nem sempre é saudável para todos - e quando eu falo saudável aqui, eu falo de aspectos físicos e psicológicos. A cobrança por uma beleza, muitas vezes inatingível, pode acabar colocando todos em busca de um padrão de corpo perfeito que pode não ser alcançado, sendo um caminho doloroso que pode trazer consequências como a distorção da imagem e algumas psicopatologias, como a ansiedade, por exemplo.


Eu sofri um bocado com essa questão do corpo, e confesso que as vezes ainda me pego caindo nessas armadilhas. Me olhar não era difícil, mas me aceitar sim. Eu não postava fotos de roupa de banho, não usava blusa com barriga aparecendo e, apesar de morar em Recife e ser calor o ano todo, eu dificilmente saia de shorts pros lugares, era sempre calça jeans e blusa com manga, pois não gostava dos braços aparecendo também, não gostava da axila escura, da gordura no braço. Achava que não "podia" usar roupa x ou y porque não iria ficar boa em mim, sem nem experimentar.


Não, não foi fácil. Foram anos de processo de autoconhecimento, de psicoterapia e de olhar para o próprio corpo e conhecer, entender e acolher. Hoje consigo olhar e achar bonito, assim como consigo fazer exercícios porque eu gosto, não porque "eu preciso fazer para emagrecer" (como eu pensava), equilíbrio a alimentação porque me sinto bem e trabalho em busca do mínimo de consequência danosa para o meu corpo e minha mente, acreditando que questionar o ideal de beleza que traz a aparência como a questão principal a ser admirada foi essencial.


@layssalopes.psi

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso