Como lembramos das coisas?
Como nos lembramos das coisas mais simples e cotidianas? A memória, a nossa capacidade de lembrar das coisas é fundamental para nossa vida, em fatos simples como reconhecer seus familiares ou encontrar o caminho do trabalho. É a nossa memória que nos permite aproveitar de uma experiência e reproduzi-la mentalmente.
Mas afinal, como lembramos das coisas? Para lembramos das coisas, precisamos conduzir a informação ao cérebro (codificação), reter a informação (armazenamento) e, mais tarde, resgata-la (recuperação). Nosso cérebro tem a capacidade de processar diversas informações simultâneas sem precisar de um esforço consciente:
Por exemplo:
Espaço. Ao ler um livro, você codifica o local do livro onde determinado material aparece, mais tarde ao lembrar dessa informação, é possível lembrar da sua localização.
Tempo. Enquanto seu dia transcorre normalmente, você sem querer percebe a sequência de acontecimentos. Você percebe o dia amanhecendo, a tarde e a noite.
Frequência. Você sem muito esforço acompanha quantas vezes algo aconteceu. “Passei por esse local duas vezes hoje”.
Como podemos aprimorar nossa memória? Não há segredo em relação a isso:
-Para dominar algo e se lembrar daquilo para estudar, revise o conteúdo repetidamente.
-Ative pistas de recuperação, que é tentar recriar mentalmente a situação e o humor que aquilo ocorreu, permitindo assim que o pensamento leve ao outro.
-Durma bem, pois durante o sono, o cérebro organiza e consolida as informações da nossa memória. A falta de sono interfere nesse processo.
#psicologia #mémoria #neuropsicologia