Como o perdão pode melhorar a saúde mental?


Perdão é um assunto que ainda tem muita resistência das pessoas. Muitos sentem que perdoar é um ato de fraqueza, que é dizer ao outro que ele "ganhou", que é se submeter ao poder do outro, entre outras ideias que vão sempre nesse sentido: que o perdão é algo que você dá ao outro.


Mas a real intenção em perdoar não é dar algo ao outro, mas sim à você mesmo: paz. Perdão é quando você permite deixar algo pra lá, quando você se permite não deixar que aquele pensamento ruim fique martelando na sua cabeça, gerando raiva, mágoa, que são sentimentos que podem até psicossomatizar em dores de estômago, dores de cabeça, insônia, tensão muscular, entre outros.


Perdoar é uma ação interna, voltada para como você lida com aquele fato incômodo. E está muito ligado à necessidade de parecer ser melhor ou mais forte do que você realmente se sente ser.


Você não se diminui quando perdoa, pelo contrário, você demonstra que conseguiu superar o acontecimento ou até a pessoa envolvida. Se perdoar parece uma tarefa tão difícil, talvez existam questões mais profundas para serem resolvidas. Pense nisso 😉


Um abraço, e até ao próximo post! :)

Luana Nogueira

@psicologa.luana.nogueira


#perdão #psicologia #terapia #felicidade #mudança

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso