Como posso me comunicar melhor?

O período de isolamento social deixou por mais tempo as pessoas reunidas em casa, o que por si só poderia aumentar conflitos e discussões. Somamos isso ao stress/medo/insegurança/mudanças sentido por todos, em níveis diferentes e por personalidades diferentes. Imagine a guerra.


Deixo aqui alguns pontos que podem auxiliar na resolução de conflito, podendo adequar para diversos contextos de relações interpessoais.

1 – Convide o outro para um diálogo, coloque que haverá espaços para ambas as partes compartilharem, escolham um lugar e horário calmo/tranquilo para os dois. 2 – Entenda e reconheça os seus limites e o do outro. 3- Coloque seus pontos de vista e deixe espaço para que o outro possa fazer o mesmo também. 4- Se não estiver funcionando, calma, respire fundo, em caso de conflito às vezes discutir de “cabeça quente” pode não contribuir para busca de uma solução conjunta. 5- Comunique o “óbvio”, as vezes o que pode ser óbvio para você, pro outro pode ser de outro mundo, esclareça o que for necessário. 6 – Expresse seus sentimentos com o que está acontecendo, o que você sente em relação a fato, situação, a pessoa. 7 – Nem sempre tudo será resolvido em uma conversa, realize sempre que necessário, em conjunto busquem por acolhimento e compreensão.

Quando alguns desses pontos ficam inseridos nos diálogos do dia a dia, pode promover e facilitar a construção conjunta da relação também, com mais compreensão e liberdade.


Alice Marchett - Psicóloga CRP 18/05108

· @psi.alicemarchett


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso