Como ser seu melhor amigo?

AUTOCOMPAIXÃO


É assim que chamamos o ato de tratarmos a nós mesmos de maneira mais amável, o ato de tratarmos a nós mesmos como trataríamos um bom amigo.


Respeito ao nosso corpo, respeito as nossas formas, respeito as nossas habilidades, respeito as nossas qualidades e defeitos.


Por que é tão difícil ser amável com nós mesmos?


Temos um instinto julgador, ele se aplica aos outros, mas é quase sempre mais rude com nós mesmos. A autocompaixão nos ensina a olhar para dentro e com atenção tentar a cada dia sermos mais gentis com as nossas dificuldades.


É importante entender que esse julgamento é natural e não se culpar mais ainda quando isso acontece, mas a gente aprende praticando, certo?


Então aqui vão três passos para colocar em prática a autocompaixão:


1. Em um lugar calmo e em posição confortável relaxe, solte os ombros, feche os olhos, respire fundo pelo nariz e vá soltando lentamente pela boca.


2. Não se julgue, muitos pensamentos virão até você, deixe eles chegarem e irem embora.


3. Seja terno com você, pense nas coisas boas que você já fez, todas as vezes que reconheceu o seu valor, diga para si mesmo o quanto é importante e essencial. Se parabenize pelos pequenos feitos, converse com você como faz com um bom amigo, de conselhos mais amenos, procure não culpar ou apontar erros e por um momento conecte-se com o que você tem de MELHOR.


Essa prática pode ser treinada no consultório com o seu psicólogo, com o tempo ela vai se tornando automática e não precisamos de um momento de concentração para que ocorra. Se você tiver dificuldades em fazer sozinho e tem interesse em experimentar a liberdade de ser bom consigo, procure um profissional.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo