Confiar em um lugar...

Atualizado: 14 de Ago de 2020



A confiança é algo que leva um tempo para se construir, seja em um lugar ou em uma pessoa, podemos pensar que isso ocorre desde o nascimento. Aos poucos vamos sendo inseridos na sociedade, conhecendo pessoas fora do ambiente familiar e frequentando casas, parques e creches. Quando isso ocorre de maneira adequada, vamos dispondo de segurança, segurança no local, nas pessoas ou mesmo nas situações que surgem. Quando é apresentado o mundo de maneira adequada, não privando e nem invadindo, o bebê constrói uma relação saudável com o mundo, algo que vai se repetindo no seu desenvolvimento.

Acredito que fazer psicoterapia também é assim, exige confiar na Psicóloga e no local, que no primeiro momento causa um estranhamento. Ainda mais se formos pensar que por causa das mídias e da própria cultura do Brasil, o papel da psicóloga está atrelado a tratar "doidos" ou detectar mentiras, o que causa um distanciamento do que realmente faz uma Psicologa e como é uma sessão.

De fato é necessário, confiança, pois passar com uma Psicóloga exige falar, ás vezes sobre os medos, inseguranças, lidar com coisas desconhecidas ou características que muitas vezes não é aceita pela própria pessoa. Se deparar com tudo isso para uma pessoa nova, um profissional, não e fácil e requer confiança. Confiança essa que é construída a cada sessão, a cada "até semana que vem", a cada silêncio e a cada momentos em que é oferecido o lenço para enxugar as lagrimas. A psicoterapia é fazer uma viagem para o nosso interior, onde a própria pessoa é o piloto e a Psicóloga é o copiloto, que auxilia nesse percurso.




Natália de Menezes Gomes

CRP 06/158371

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo