Devo viver o hoje ou buscar um propósito?

Somos seres finitos e limitados. E através da capacidade de desenvolvimento das nossas potencialidades diante da consciência dessa finitude e das limitações inerentes à nossa natureza, podemos realizar escolhas e assumir a nossa própria vida de maneira autêntica, aproximando-nos, assim, de nos realizarmos como pessoa.


O propósito de vida é o objetivo central da vida de uma pessoa. É o sentido da vida, é o que nos move, nos motiva, o que constitui significado à nossa existência. Está relacionado com os nossos valores, virtudes e ambições.


Ter um propósito não quer dizer que temos que engessar nosso objetivo e ter como foco um único ponto por toda a nossa vida. Vivemos, erramos, aprendemos, refazemos, amadurecemos e nos desenvolvemos. E, à medida que evoluímos, esse propósito pode (e deve) evoluir também.


A falta de um sentido para a vida podem dar origem a um vazio existencial, em que mesmo havendo o envolvimento com várias atividades e pessoas, não nos encontramos em nenhuma delas. Esses momentos podem ser adoecedores, pois perdemos as referências e os significados da nossa existência.


É necessário termos uma relação com o mundo em que vivemos, estando abertos e preparados para agir de forma rápida e eficaz em respostas às mudanças que vierem a acontecer no decorrer do nosso viver. Pois mudanças acontecem a todo momento. Precisamos entender que a vida muda e que nós precisamos acompanhar essas mudanças.


“Não há ser humano que domine o futuro.” (Leandro Karnal)

A única certeza que temos é do que estamos vivendo no momento presente. Mas conseguimos viver construindo uma estratégia para lidarmos com situações adversas e, ainda assim, alcançarmos nossos resultados almejados. Basta assim escolhermos.


Vive uma vida produtiva quem consegue desfrutar do presente tendo em vista seus objetivos de médio e longo prazos e o quão concomitantes esses objetivos são ao alcance do propósito.


Foque no que está vivendo agora. Mas viva um hoje que faça sentido!


“Cada homem deve inventar o seu caminho.” (Jean-Paul Sartre)

Então devo viver o hoje ou buscar um propósito?


Eu escolho os dois. Afinal de contas, quem vive uma vida sem sentido, não está vivendo, está só existindo.


E você? Qual a sua escolha?

3 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso