Dez dicas para cuidar da saúde mental no dia a dia!
Falar em saude mental ainda é um tabu enorme, muitas pessoas tem preconceitos sobre o assunto, alguns pensam que a questão da saúde mental é para “doido ou maluco”, e dizem: “não preciso disso”, é “frescura”, é “desperdício de tempo” e até mesmo existem pessoas que tem medo de falar sobre suas emoções e sentimentos, acham vergonhoso.
.
Mas, não se engane, não se deixe levar por essas ideias desenvolvidas de forma errônea a respeito do tema! Saúde mental é um fato. Assim como o nosso corpo físico adoece, nossa mente também pode adoecer.
.
O adoecimento mental existe. Adoecer mentalmente não é de forma alguma um sinal de fraqueza, que você não é bom ou que é inferior aos outros, pelo contrário demonstra que você foi forte, aguentou em quanto pode, mas que agora precisa de ajuda. Saúde mental é assunto para todas as pessoas sim.
.
E mais do que procurar ajudar profissional, você pode se ajudar fortalecendo hábitos que contribuem para o seu bem estar psicológico, como:
.
1. Praticar o Autocuidado;
2. Aceitar-se como você é e viver a sua própria vida. Não queira ser como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é;
3. Mantenha-se ativo diariamente – faça atividades físicas, estude, se empenhe em uma atividade;
4. Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: que tal tentar um novo hábito, melhorar um comportamento.
5. Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer;
6. Reserve um tempo para ter contato com sua família com seus amigos: converse, sorria, abrace;
7. Relaxe, separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro;
8. Preze sempre por uma boa noite de sono, para recarregar as energias;
9. Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável. Procure alimentar-se bem.
10. Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio;
.
Essas são pequenas decisões que poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir, podem ser a saída para uma mente saudável.
Reflita: Como está sua saúde mental
Texto adaptado.
Daniele Morais
CRP 04/48118
#saudemental #bemestar #autoamor #psicologia
