Durante o ano inteiro.


Chegou o setembro amarelo e diversas campanhas estão circulando, o que é incrível, porque informação e discussão ampla sobre o tema permite ajudar e atingir quem necessita, além de desmistificar alguns dos vários tabus sobre o suicídio.

Para o ato ou tentativa de suicídio não existe uma causa única, são vários fatores somados à intencionalidade pessoal, junto disso, o indivíduo está num sofrimento intenso, desespero, sentimento de não pertencimento, culpa, sentindo não existir outra possibilidade no momento, a morte parece ser a única/melhor solução naquele momento.

Se você identifica alguns destes sentimentos, em você ou em alguém próximo, busque por ajuda profissional no Caps – Centro de Atenção Psicossocial; UBS - Unidades Básica de saúde. Se for uma Emergência: UPA – Unidade de pronto atendimento; ligue para o SAMU 192 ; unidades hospitalares/pronto socorro.


  • Ajuda profissional: o ideal é indicar um atendimento de profissionais especializados em psicologia e psiquiatra, sim os dois juntos, estes profissionais são preparados para promover a saúde e a vida em amplo sentido.

  • Através do Centro de valorização da vida ligue no número: 188, válido para todo território nacional, gratuito, como número de apoio para quem está pensando em cometer suicídio. Além do telefone o CVV ainda disponibiliza atendimento pelo chat em seu site www.cvv.org.br o por e-mail. Eles atendem 24h/dia sete dias por semana.

Alice Marchett - Psicóloga CRP 18/05108

· @psi.alicemarchett

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo