E essa tal de ANSIEDADE?

Vamos falar sobre a ansiedade?
Para iniciar a nossa discussão sobre esse tema, é importante fazer uma diferenciação entre o medo e a ansiedade.
MEDO: é um estado automático de atenção do sistema nervoso, envolvendo a avaliação cognitiva de ameaça ou perigo iminente à segurança e integridade.
ANSIEDADE: é uma resposta cognitiva, afetiva, fisiológica e comportamental que é ativada quando eventos antecipados são considerados altamente perigosos. Isso acontece, porque eles são percebidos como imprevisíveis ou incontroláveis e com potencial de ameaça aos interesses dos indivíduos.
Vou dar um exemplo através da pandemia do COVID-19.
Devido ao medo de contaminação, um sujeito realiza limpezas compulsivas na sua residência. Esse sujeito fica muito atento, devido a possibilidade de encontrar o vírus, e evita muitas coisas que percebe como uma possível contaminação.
Ele fica em um estado contínuo de alerta e se sente nervoso e apreensivo devido a dúvidas repetitivas de contaminação “E se eu ficar contaminado?” Esse estado descreve ansiedade.
Se, ao terminar limpar a sua casa, ele toca em uma maçaneta e pensa “Eu toquei nessa maçaneta e não a lavei de forma suficiente“. Esse sujeito sente medo, que é a percepção de perigo iminente
A ansiedade é uma resposta provocada pelo medo.