Estar consigo mesmo


O ano de 2020 nos trouxe algo inesperado. De repente, a população do mundo inteiro se viu no meio de uma pandemia. Muitos jamais imaginaram viver algo assim e, para poder se proteger, o isolamento se tornou algo necessário.

Ao nos afastar das pessoas e das coisas que gostamos, começamos a nos deparar com algo inusitado: lidar com nós mesmos. A nossa rotina não é só um amontoado de obrigações e tarefas diárias, mas também, se não estivermos atentos, pode se configurar como uma maneira de estarmos desconectados daquilo que em muitos momentos preferimos não encarar.

Lidar consigo mesmo não é algo fácil. Exige pensar em erros, faltas, atitudes, decisões (ou falta delas). Tal dificuldade pode abalar o nosso bem-estar, causando os mais variados sintomas como irritabilidade e ansiedade.

Porém, a partir do momento que esse encontro com o eu começa a deixar de ser assustador, é possível construir o autoconhecimento e através disso abre-se um caminho para novas descobertas e consequentemente, novos caminhos.

Por mais difícil que pareça, estar consigo mesmo é uma oportunidade para se autoconhecer.


(André Luiz de Andrade - Psicólogo)

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo