Eu humilho as pessoas? Faço isso de propósito?

Quando somos pequenos a nossa personalidade é formada por meio da identificação com as pessoas a nossa volta. É nessa fase que apreendemos a falar, aprendemos o que é certo e errado, costumes e opiniões daqueles que estão a nossa volta e fazem parte do nosso ciclo social, porém, quando a personalidade não é bem estruturada, conflitos podem existir.



Nas relações cotidianas, por mais que por vezes são boas e afetuosas, pode haver sentimentos de inferioridade com relação ao outro e é aí que a humilhação acontece. Quando alguém que nós amamos, por algum motivo, demostram serem superiores a nós em algum aspecto, nos sentimos ofendidos e temos a necessidade de atacar.


Respondemos a essa pessoa com sarcasmos, com atos e palavras de desdém, fazendo pouco do que ele é para que possamos nos sentir superiores, de modo que ele se sinta tão inferiorizado da mesma forma que nos sentimos com relação a ele.


Um exemplo disso é quando a sua amiga fala que o gosto dela para roupas é impecável e como ela se sente bem, você fica com raiva do que ela falou, afinal se ela se veste bem é graças a você. Como forma de se defender você a inferioriza em outros aspectos dizendo: o que adianta vestir bem se tem mal gosto para namorados, não da certo com ninguém. Daí você solta uma risadinha sarcástica para “parecer que foi uma piada”


Isso ocorre de uma forma tão (sutil) que por vezes não nos damos conta e esse ciclo vai se repetindo e repetindo, podendo se perder em nosso inconsciente e fazendo com que acreditamos que as pessoas sejam inferiores a nós!


E você, passa ou já passou por isso?


Lhe desejo uma boa reflexão.

11 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso