Filmes Reflexão: Matrix Parte 01

Atualizado: 26 de Nov de 2020



Matrix

Parte 01

NÃO CONTÉM SPOILER


Sinopse:

Um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.


Apesar de ser um filme antigo e acredito que muitos já tenham assistido eu não irei dar spoilers, para que vocês possam ter a experiência de ver e se surpreenderem com os acontecimentos.

Ao contrário do que já se foi muitas vezes falado sobre este filme tentarei trazer algumas reflexões a respeito das informações que temos acesso na internet.


A internet hoje em dia é uma grande fonte de informação e podemos encontrar praticamente de tudo lá. Desde livros e filmes até noticias do que vem acontecendo na política de nosso país ou até mesmo de outros países. A informação se espalha de maneira tão rápida que algo que é publicado no Japão, após um segundo (se já estiver na rede), poderemos ter acesso aqui no Brasil.


Mas e como vamos filtrando toda está informação que temos acesso?


Como validamos se uma informação que lemos é real ou não?


Como podemos confiar se o que está escrito em um site é real? Teríamos de ver as fontes de onde vieram a informação, mas e quando não tem?


Podemos cair no erro de crer que uma informação é real por vários fatores. Talvez por pensarmos de forma parecida em relação ao que estamos lendo, talvez por que esta informação de alguma forma traga um apelo emocional ou que as informações falsas se misturem com informações verdadeiras e pareça que tudo o que está lá é verdadeiro.


O problema de nos depararmos com informações falsas nos coloca em uma posição em que acabamos reproduzindo-as e a tomamos como verdade.

Um lugar tão vasto e que nos atinge de informação o tempo todo, como é o caso da internet, pode nos colocar em uma posição passiva de apenas receber e absorver as informações.


Como lidar então com isso?


Questionando. Buscando as fontes de uma informação, verificando se as informações de um site condizem com a realidade e também comparando vários sites que tragam a mesma informação. Ainda assim talvez não seja possível chegar a uma verdade absoluta (talvez não haja), mas certamente estará mais próximo de saber o que não é verdade.


Aliás, se o Neo não tivesse se questionado sobre tudo a sua volta possivelmente não teria saído da Matrix.



José Lincoln de A. Zago

CRP: 06/160548

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso