Gênero Binário x Não Binário / Androginia



“Gênero Binário” descreve um sistema no qual a sociedade é dividida entre dois gêneros e para eles são pré-estabelecidos: papeis sociais; identidades e atributos.

Diversas sociedades utilizam o binário de gênero como forma de divisão e organização social, mas a forma com que isso acontece é diferente em cada cultura.

Gênero binário diz respeito aqueles que se identificam inteiramente com um gênero, que é oposto ao outro.

Ex: Mulher OU Homem / Masculino OU Feminino

  Entender-se enquanto uma pessoa com gênero binário quer dizer identificar-se majoritariamente com o estereotipo do gênero masculino OU feminino. Reconhecer-se de acordo com os papeis sociais, a identidade e atributos físicos estabelecidos socialmente.

 As pessoas que se identificam com gêneros não-binários, não se encaixam em apenas um desses padrões, podendo ter uma combinação de masculino e feminino ou uma não identificação com nenhum deles.

Mas atenção: Ser não-binário não tem a ver necessária e exclusivamente com a estética visual.

Muito se confunde com androginia, ser não binário faz parte de uma identidade. Androginia tem a ver com a expressão do gênero, tem relação necessariamente com a imagem da pessoa. Ser não binário significa poder ter uma expressão de gênero lida como masculina, ou feminina, ou andrógina.

 Uma pessoa andrógina é alguém que possui características FÍSICAS (rosto, altura, etc.) e/ou expressivas (roupas, corte de cabelo etc.) tanto femininas quanto masculinas. Características estas que visualmente podem causar dúvida quanto ao gênero da pessoa.

Enquanto a não-binaridade é identitária; a pessoa não binária rompe em algum, ou alguns aspectos com o padrão da binaridade.

 Alguns dos aspectos são:

- Papel social (Exemplo: aquilo que na sociedade é conhecido por “atitude de homem” ou “atitude de mulher”)

- Identidade (exemplo: nome)

- Atributos (físico, aparência)

Algumas possibilidades são:

Não-binário bigênero - Identificação com dois gêneros (geralmente: masculino + feminino)

Não binário Agênero - Não se identifica com nenhum estereotipo de gênero - Negar - se à quaisquer imposições da binaridade.

Gênero Fluido - Transita entre os gêneros.

Pessoas não binárias podem ter preferência por alguns pronomes (ela/ele/elu) então é só ouvir como a pessoa fala de si mesma e respeitar tratando da mesma forma.

Como saber se uma pessoa é não binária? Não deduza pela aparência, se precisar saber, pergunte!


Texto e imagem por: Theo Alarcon Psicólogo | Sexólogo

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso