Hora de relaxar: Mindfulness para crianças


O mindfulness é uma técnica cujo objetivo é alcançar a atenção plena e com isso reduzir a ansiedade, o estresse e focar no momento presente.


Se relaxar já é difícil para nós adultos, imagina para as crianças? Por isso, separamos 3 exercícios infantis para ajudar na prática do mindfulness.


👤 Para prática individual: Leve a criança para um lugar sem barulho e a oriente a tapar as orelhas com o polegar de cada mão e os olhos com os outros dedos. Peça que à criança inspire com calma e profundamente e que ela solte o ar, pelo nariz, imitando o som do zumbido da abelha, ainda de boca fechada. "ZUMMMMMMM".


🌳 Para a prática ao ar livre: Durante um passeio, peça que a criança preste atenção em tudo que aparece no caminho. No final, pergunte se ela consegue se lembrar de 5 coisas que tenha visto e peça que ela descreva tudo que se recorda, como cor, formar o, textura, tamanho, etc.


👥 Para prática em dupla: Uma das crianças fecha os olhos e dá a mão ao colega. A criança de olhos fechados precisa então confiar no amigo e ficar atenta às outras sensações diferentes da visão. Oriente que ela perceba como esta o solo, qual medo ela sente, o que está sendo fácil e difícil. Depois invertem-se os papéis.


As ideias acima ajudam a criança a relaxar e se tornar consciente do seu corpo e sensações. Todas foram inspiradas pelo baralho "Brincando de Mindfulness" de Patricia Calazans.


Tamiris M. Rangel

CRP 05.52107


Instagram: @cogniverso

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo