Terapize

Janeiro Branco o Ano Todo

Em janeiro é realizada a campanha “Janeiro Branco”. Essa campanha é dedicada a evidenciar a saúde mental das pessoas. Mas, independente de data, sempre é tempo de falarmos sobre a importância da prevenção ao adoecimento psíquico.

Você já reparou que, quando uma pessoa quebra o braço, ou a perna, todos saem correndo com essa pessoa para hospital a fim de ser engessado ou imobilizado o membro quebrado? E quando aquela queimação de estômago começa a aborrecer, sempre pensamos em consultar um gastroenterologista para identificar se existe alguma gastrite ou outra complicação? E aquelas dores nas costas, que não nos deixa dormir?

Entendendo a temático do “Janeiro Branco”


Mas, e quando o problema é emocional? Buscamos o profissional adequado ou pensamos que aquele sentimento é uma bobagem que logo vai passar? Nesses casos temos a tendência a buscar atendimento médico – quando aquele determinado sintoma está nos incomodando muito – ou até mesmo optamos pela automedicação. (Não façam isso! Para uso de medicamentos, sempre consulte um médico!) Mas, qual a nossa atitude quando o problema é emocional? Você já parou para pensar que alguns desses desconfortos e sintomas, inclusive, podem ser causados por algum transtorno emocional?

Uma das grandes causas de estresse e do adoecimento mental estão correlacionadas ao trabalho. Ou, se considerarmos o momento socioeconômico do país, a falta dele também. Acúmulo de função, sobrecarga de serviço, assédio moral, falta de adaptação com a empresa ou setor, medo de perder o emprego… enfim, inúmeros podem ser os fatores estressores.]


A melhor medida de atuação para lidar com a saúde mental e emocional, no entanto, é a prevenção. É fundamental a introdução de ações de autocuidado em seu cotidiano e, se possível, a realização de psicoterapia. O “Janeiro Branco” deve ser trabalhado e vivido durante todo o ano, pois, afinal de contas, somos seres emocionais e subjetivos. E para que os resultados de nossas escolhas sejam positivos, é fundamental estarmos saudáveis e felizes.

E você, já cuidou de você hoje? E sua saúde mental, está bem?

Cuide-se! E se precisar de ajuda, procure um profissional adequado para lhe auxiliar. Não deixe sua saúde em segundo plano!

“Quem cuida da mente, cuida da vida!”

“Todo cuidado conta!”

Gostou de nosso conteúdo e necessita de ajuda especializada em suas relações? Venha para a Terapize! Siga-nos no Instagram: @terapizeoficial


Psicóloga Adriana Lopes – CRP 04/54908 – @psiadriana

Envolva-se!

Comentários

Nenhum comentário ainda