Janeiro Branco o ano todo

Em janeiro é realizada a campanha “Janeiro Branco”. Essa campanha é dedicada a evidenciar a saúde mental das pessoas. E, mesmo estando na segunda quinzena do mês, sempre é tempo de falarmos sobre a importância da prevenção ao adoecimento psíquico.


Você já reparou que, quando uma pessoa quebra o braço, ou a perna, todos saem correndo com essa pessoa para hospital a fim de ser engessado ou imobilizado o membro quebrado? E quando aquela queimação de estômago começa a aborrecer, sempre pensamos em consultar um gastroenterologista para identificar se existe alguma gastrite ou outra complicação? E aquelas dores nas costas, que não nos deixa dormir?

Mas, e quando o problema é emocional? Buscamos o profissional adequado ou pensamos que aquele sentimento é uma bobagem que logo vai passar? Nesses casos temos a tendência a buscar atendimento médico – quando aquele determinado sintoma está nos incomodando muito – ou até mesmo optamos pela automedicação. (Não façam isso! Para uso de medicamentos, sempre consulte um médico!) Mas, qual a nossa atitude quando o problema é emocional? Você já parou para pensar que alguns desses desconfortos e sintomas, inclusive, podem ser causados por algum transtorno emocional?


Uma das grandes causas de estresse e do adoecimento mental estão correlacionadas ao trabalho. Ou, se considerarmos o momento socioeconômico do país, a falta dele também. Acúmulo de função, sobrecarga de serviço, assédio moral, falta de adaptação com a empresa ou setor, medo de perder o emprego… enfim, inúmeros podem ser os fatores estressores.

A melhor medida de atuação para lidar com a saúde mental e emocional, no entanto, é a prevenção. É fundamental a introdução de ações de autocuidado em seu cotidiano e, se possível, a realização de psicoterapia. O “Janeiro Branco” deve ser trabalhado e vivido durante todo o ano, pois, afinal de contas, somos seres emocionais e subjetivos. E para que os resultados de nossas escolhas sejam positivos, é fundamental estarmos saudáveis e felizes.


E você, já cuidou de você hoje? E sua saúde mental, está bem?


Cuide-se! E se precisar de ajuda, procure um profissional adequado para lhe auxiliar. Não deixe sua saúde em segundo plano!


“Quem cuida da mente, cuida da vida!”


“Todo cuidado conta!”





Mais informações sobre a campanha “Janeiro Branco”, no site: http://janeirobranco.com.br/

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo