Laudo Psicológico para pessoas Trans



Você que é trans já deve ter se perguntado porque precisamos de laudo psicológico e psiquiátrico para iniciarmos a terapia hormonal ou cirurgia, já que ser trans não é uma doença e sim uma auto identificação pessoal. Nos dá a impressão de que o que sentimos é algo patológico e anormal.

O laudo psicológico é um documento importante produzido pelo psicólogo, que tem como objetivo comunicar o resultado final de um trabalho de avaliação psicológica, apresentando de forma sistemática como ela foi realizada.


O ponto principal é que não existe um diagnóstico, não é o médico, psicólogo ou Psiquiatra que vai dizer se uma pessoa é trans ou não.

Mas o Conselho Federal de Medicina define, que os procedimentos clínicos só serão autorizados mendiante a ausência de transtornos mentais.


Então a importância do laudo está em garantir que a pessoa não seja portadora de algum transtorno psicológico que comprometa sua capacidade de julgamento.

Exemplo disso é que alguns sentimentos comuns para pessoas trans que estão em desconforto corporal e social também fazem parte dos sintomas do transtorno de personalidade borderline como: ansiedade; isolamento; depressão; baixa tolerância ao estresse; comportamento impulsivo ou autodestrutivo; sentimento de vazio e distorção da auto-imagem.

A distinção entre o transtorno e o desconforto causado pela auto identificação é feita pelo profissional após algumas sessões de psicoterapia ( o tempo é relativo ) e a avaliação completa dos sintomas ( o transtorno carrega outros sintomas, alheios a identidade de gênero )

Estudos foram feitos na tentativa de relacionar transtornos às identidades trans, mas nenhuma evidência significativa foi encontrada. A resposta é que não existe uma única possibilidade ou uma relação direta, o que acontece é que durante o processo de auto identificação, alguns problemas pessoais começam a ser resolvidos, mas os problemas sociais começam a aparecer. Enfrentar preconceitos, discriminações sociais, médicas e familiares são alguns fatores que acarretam em depressão, isolamento etc... Por isso o acompanhamento psicológico COM UM PROFISSIONAL CAPACITADO é indispensável.

Theo Alarcon

Psicólogo | Sexólogo

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso