Mas o que é transtorno de ansiedade?


Transtorno de ansiedade é um distúrbio da saúde mental caracterizado por preocupação excessiva, ansiedade e/ou medo que podem interferir nas atividades rotineiras da pessoa.

Existe vários tipos de transtorno de ansiedade que se diferem de acordo com os “objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada” (DSM-V).


Como já falei em outro post, a ansiedade e o medo são saudáveis na nossa vida, mas a partir do momento que interfere no seu bem-estar e atividades rotineiras, sendo desproporcional ao estímulo, já não é mais saudável e pode ser caracterizado por algum tipo transtorno de ansiedade.


As pessoas com transtornos de ansiedade supervalorizam o perigo nas situações temidas e as evitam, tendo assim dificuldade para socializar, sendo esse ato muitas vezes considerado impossível de acontecer. Outros sintomas podem ser sentidos também no corpo físico como por exemplo cansaço excessivo, dificuldade para dormir, enjoos, estresse, entre outros.


O tratamento para os transtornos de ansiedade são realizados pelo psicólogo e, em alguns diagnósticos e situações é necessário o uso de medicação que ⚠️ é passado pelo psiquiatra⚠️, ok? O acompanhamento do psicólogo e psiquiatra vão te dar o suporte necessário para a situação. Além disso a prática de atividades físicas e técnicas de respiração são indicadas, pois ajudam no progresso do tratamento.


Layssa Julianne Lopes | CRP 02/19776

@layssalopes.psi

37 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso