Medicar é sempre necessário?



"Preciso da indicação de um Psiquiatra". Recebi essa mensagem na minha caixa de uma pessoa querida e quis entender melhor o motivo da procura por essa indicação em especial. E a reposta foi " Quero parar ou saber controlar minha ansiedade".


Na nossa prática clínica é necessário entender e avaliar essas demandas que recebemos dos pacientes e por isso acho muito importante esclarecer alguns pontos sobre o atendimento psicoterápico e o uso de remédios controlados receitados pelo Psiquiatra. Separei alguns desses pontos que considero importante :


1) Sim, em alguns casos é necessário que o paciente faça uso de medicação que é receitada por um Psiquiatra . Mas é importantíssimo entender se esse uso é realmente necessário. Será que seu caso precisa mesmo de um remédio ou a psicoterapia vai ter um efeito melhor a longo prazo, visando ir mais a fundo nas causas da sua ansiedade, por exemplo ? O Psicólogo é a pessoa que vai te ajudar nessa avaliação.


2) Caso o paciente já faça uso de medicação, na maioria dos casos é importante que faça também acompanhamento psicoterápico. pelo mesmo motivo que citei anteriormente , é necessário fazer o tratamento para entender a causa dos sintomas.


3) O trabalho multidisciplinar entre o Psicólogo e o Psiquiatra que já atende ou vai atender o paciente é muito importante. No nosso caso, entrar em contato com o Psiquiatra para entender em que circunstâncias o paciente chegou, que avaliação foi feita e o motivo da receita daqueles medicamentos. Em muitos casos o Psiquiatra também faz esse contato com o Psicólogo.


4) Em alguns casos o tratamento com uso de medicação é indicado ao longo de toda a vida do paciente mas isso não quer dizer que ele não precise de acompanhamento psicoterápico.


5) E por fim, o uso de medicação pode ser muito útil e benéfico em muitos casos porém é necessário ter uma escuta atenta para entender a necessidade em cada caso a fim de evitar o uso desnecessário e apenas paliativo.

4 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso