Mulher Trans e Travesti


A diferença principal é o termo em si.

Mulher Trans é o termo utilizado para designar as pessoas que nasceram com marcadores sexuais masculinos, mas que se identificam enquanto gênero feminino.

No senso comum a palavra travesti já foi muito relacionada a marginalização de corpos que não correspondem a espectativa de gênero da sociedade. Era associada a prostituição e a mulheres trans não hormonizadas e/ou que não haviam feito cirurgias. Enquanto as mulheres Trans eram as que podiam pagar por cirurgias e fazer hormonização. No entanto essa diferênca é muito mais social e econômica do que caracteristica ou identitária.

Por isso, como ato político o termo tem sido fortalecido e utilizado por todas que se identificam.


Ou seja, travesti NÃO é homem que se veste de mulher - Homem que se veste de mulher; pode ser fantasia, fetichismo, crossdresser.


Trava ou Traveco são termos pejorativos e NÃO devem ser utilizados.


Não é a hormonização ou cirurgias que definem identidade de gênero. Existem pessoas trans não hormonizadas e não operadas.


Ser Travesti ou Mulher Trans não é sinônimo de prostituição. O que acontece é que o preconceito no mercado de trabalho é muito grande, e muitas vezes é o recurso que mais tem oportunidade financeira para essas mulheres.


Travesti (gênero) NÃO tem a ver com relação sexual - ser ativa ou passiva na hora do sexo.


Não é "O" travesti e sim A TRAVESTI


Para saber como se referir a uma mulher trans ou travesti, OUÇA!


Theo Alarcon

Psicológo | Sexólogo

@transpsic


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo