O corpo e as relações


Continuando um pouco sobre o que iniciei no post anterior.. o corpo é a nossa expressão do ser-no-mundo, é a maneira como a gente se comunica e se relaciona. Como a beleza passou a ser algo não que a pessoa nasce com ela mas algo adquirido com produtos e procedimentos externos, a busca por um corpo perfeito foi se intensificando, aumentando também a ansiedade sobre isso.


O corpo, além de atrelado à autoestima, representa também um instrumento de aceitação social, assim, é possível que a gente perceba a modificação das maneiras como se cuidam dos corpos, através de dietas - muitas vezes insanas - e tecnologias para deixar uma aparência padronizada e que seja representado socialmente.


Poderia dizer que para os jovens é ainda mais difícil essa relação com corpo pois acaba também se alinhando às etapas do desenvolvimento fisiológico. De toda maneira, é difícil para todos - e não só para mulheres mais - essa relação de corpo. Ainda espera-se que as pessoas tenham um “bom shape”, faça procedimento x, y e z para “melhorar”.


E tudo bem fazer esses procedimentos, nós podemos fazer, SE e QUANDO quisermos. Trago essa reflexão para pensar um pouco se eu realmente faço tal procedimento ou tal dieta ou tal atividade porque eu quero, acho que vai me fazer bem, ou por que eu quero ser aceita socialmente?


Dica de leitura: Artigo “Corpo e cognições sociais” de Ana Maria Justo e Brigido Vizeu Camargo


Layssa Julianne Olindina Ferreira Lopes 🌺🌻

CRP 02/19776

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso