O Luto em diferentes contextos da vida



Você sabia que o luto não se refere apenas a perda de uma pessoa querida?


Pode ser que você nunca tenha ouvido a expressão de luto para se referir a outras mudanças ou perdas significativas da vida além da própria morte e talvez esteja passando por isso sem saber. Por isso muitas vezes é importante saber identificar seus sentimentos para que possa procurar ajuda quando não está conseguindo lidar com eles ou está em grande sofrimento.


Podemos passar pelo luto por diferentes mudanças ou perdas importantes na nossa vida como como uma separação, mudança de cidade, uma doença , perda do emprego, de um sonho, de um status social entre outros. As fases do luto vividas nesses processos são bem parecidas bem como os sentimentos que as acompanham.


Foram identificadas pela Psiquiatra Elizabeth Kluber-Ross 5 fases pelas quais as pessoas passam durante o luto, que seriam: negação, raiva, barganha, depressão e por fim a aceitação. Isso não quer dizer que todo luto passa pelas 5 fases de forma igual ou que há uma sequência na vivência dessas fases.


Cada indivíduo vai viver isso de forma diferente e elaborar esse luto de acordo com a importância daquela mudança ou perda e também levando em consideração o grau de dependência, a forma como lida com as próprias emoções e também o apoio que recebe da família e dos amigos.


No próximo post vou falar de forma um pouco mais detalhada sobre essas etapas e atitudes que podem ajudar nesse momento difícil.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso