O processo de LUTO na Era Covid-19

Atualizado: 15 de Set de 2020


E hoje o post é para refletir e compreender o que acontece com a vivência do luto diante da realidade da Era Covid-19.


A pandemia ainda existe, a contaminação ainda acontece de uma forma muita rápida e invisível. Os rituais de despedida não são os mesmos e muitas vezes ainda acontecem de maneira muito abstrata.



O luto neste período, assim como muitas outras mudanças que estão ocorrendo a todo o momento, precisa ser reinventado.


Chamamos isso de processo, mas cada um vivência a sua maneira, diante da sua particularidade, realidade e respeitando o seu próprio tempo.



Nos adaptamos ao isolamento, aos cuidados necessários e mesmo assim corremos risco. O luto vem pela perda de pessoas, empregos, limitações, isolamento, saudades, intensificação da angústia e ansiedade.



O luto estará ligado a perda e ao sofrimento constantemente. Se de alguma forma você está passando por este processo, não exite em procurar ajuda profissional. A terapia é capaz de te oferecer as ferramentas corretas para que você possa se reorganizar diante deste turbilhão de "adaptações" impostas a nível mundial.



Como profissional, posso dizer que também estamos nos reinventando de forma que tenhamos a disposição conhecimento, compreensão e sabedoria para manter os objetivos da psicoterapia intactos em suas diversas formas de atuação.



Busque por ajuda profissional durante a vivência do luto. Dessa forma podemos trilhar juntos novos caminhos, reorganizando a nova realidade e cuidando devidamente da qualidade da sua saúde mental.


#psicologiaclinica#psicologiahospitalar#luto#lutoporcovid#terapia#terapiaonline#acolhimento#escutaprofissional#psicoterapia#vida#cuidados#reflexao

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo