O que é controle emocional?


Muitas vezes nos deparamos com a falta de tempo e com as diversas tarefas que temos que realizar em nosso dia a dia. Acabamos deixando de lado algo importante, que é tirar um tempo para escutar aquilo que está dentro de nós, que são as nossas emoções e sentimentos.

Já parou para pensar que existe diferença entre emoção e sentimento? 🤔

As emoções são um conjunto de respostas químicas e neurais do cérebro a estímulos externos e estão diretamente ligadas às nossas memórias emocionais. Já os sentimentos são o desdobramento da emoção, sendo uma resposta do cérebro à emoção causada pelo estímulo.

Elas são aquilo que fazem a mediação entre mente e corpo e como eles estão inseridos em um determinado ambiente. Então o objetivo da psicoterapia é entender onde a relação adaptativa da instância mente/corpo se perdeu com o ambiente, onde houve uma estagnação da resposta emocional. Entender onde a pessoa perdeu suas potencialidades de lidar com um meio específico. O estudo das emoções nas práticas de psicoterapia permeia justamente isto.

Devemos experimentar emoções sem deixar que elas nos dominem, isto é, experiência-las em momentos adequados e não deixar que nenhuma delas se sobreponha às outras. Explorar o histórico de uma pessoa à luz das emoções e do ambiente que modifica e é modificado, é reconhecer as relações de adaptação que nós sempre temos. E compreender que adaptação é sobrevivência e saúde e não o contrário.

Lidar de uma melhor forma com ambos é aprender a adaptá-los em determinadas situações, expressá-los de maneira saudável para si e para os outros.

A terapia nos auxilia a lidar melhor com nossos sentimentos e emoções, fazendo com que consigamos entrar em conexão, com pensamentos e situações do passado, do presente, que afetam negativamente nossa relação com nós mesmos e com os outros.

Aprender a ter controle emocional é:

· Uma forma de autocuidado;

· É um trabalho interno que trará diversos benefícios;

· Aprendemos como cuidar dos outros;

· É um ganho que podemos carregar para nossa vida.

Juntos podemos entender, quais são os motivos de cada sentimento, descobrir os gatilhos (saber o que atrapalha seu controle emocional), melhorar o seu autoconhecimento e iniciar um processo para entender que: VOCÊ NÃO É SUAS EMOÇÕES.

O controle emocional é algo que deve ser exercitado todos os dias, você deve evidenciar que está no controle de suas emoções, e não o contrário.

Seja gentil com você. 🍃😊

.

.

.

#controleemocional #psicoterapia #gentileza #autocuidado #emoções #sentimentos #momentodefala

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo