O que levar para sessão?



A terapia em essência é um espaço de fala e escuta. Como o que falamos é sempre direcionado para o outro é natural que a gente se preocupe com o que vamos falar e o que a outra pessoa vai pensar disso ( alguma crítica ou julgamento).


Na análise o terapeuta procura incentivar o paciente a falar livremente sem fazer esse julgamento e sem se preocupar com a opinião do terapeuta ou se aquilo que está dizendo faz sentido ou não.


Sabemos que apesar de simples pode não ser tão fácil...Por vezes a gente se organiza pra falar sobre determinado assunto e na sessão não sai nada daquilo, porque não depende apenas da nossa vontade, tem coisas mais fortes do que isso.


Além disso, sabemos que é extremamente difícil colocar em palavras o que sentimos e o que queremos e por isso muitas nosso corpo coloca isso em forma de sintomas como dores, paralisias e doenças, por exemplo.


O mais importante não é saber o que falar ou se preocupar em excesso do que sai nessa fala e sim se preocupar em estar ativo no seu processo de terapia! A partir daí, quando as angústias aparecerem o terapeuta vai estar disponível par te ajudar a lidar com elas.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso