O que não esperar.

Existem uma série de mitos sobre o psicoterapeuta. Vamos falar um pouquinho sobre isso?


  1. O psicólogo não te julga.

Não, nós não achamos que seu problema é bobo. Não, nós não achamos que seu comportamento foi certo ou errado. Não, nós não estamos avaliando sua conduta o tempo todo.

Nosso papel não é esse, é bem o contrário disso. O mundo já nos julga demais, a terapia é um espaço livre de julgamento. Sinta-se a vontade para ser quem realmente é.


2. O psicólogo não te dá conselhos ou te diz o que você deve fazer da sua vida.


A sua vida é sua. Só você poderá se responsabilizar por ela. Seu psicólogo não está ali para te aconselhar. Nós possuímos ferramentas e estratégias para te auxiliar a decidir seu próprio caminho. Essa é a principal diferença entre conversar com um amigo ou um psicólogo: Seu amigo te diria o que faria no seu lugar, ou seja, te aconselharia. Seu psicólogo utilizará métodos científicos para lhe auxiliar em seus caminhos.


3. Nós não analisamos tudo o tempo todo.


Não vivemos analisando cada virgula. Na sessão terapêutica prestamos atenção ao conteúdo do que diz e ao que isso está ligado, mas fora do ambiente terapêutico, não ficamos analisando os outros o tempo inteiro.


4. Não te dará soluções mágicas.


O processo terapêutico leva tempo. O terapeuta precisa entender seu funcionamento mental e padrões comportamentais, precisa te ensinar a identificar esse funcionamento e ai te auxiliará na aplicação de técnicas para mudança. Isso não é algo feito em uma sessão e nem em um mês, é feito no seu tempo. E padrões construídos a muito tempo podem levar algum tempo para mudar (e está tudo bem).


5. Seu psicólogo não sabe mais de você do que você mesmo.


Sim, nós conseguimos organizar o que você está dizendo e até relacionar isso com outras coisas que você já disse e não tinha percebido a relação. Conseguimos entender como funcionam as cognições e quais estão relacionadas a quais comportamentos. Mas não sabemos mais de você do que você mesmo. Você é a pessoa que mais te conhece. Nós te auxiliamos a perceber e organizar isso.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo