O que são as abordagens da Psicologia?

Vocês já devem ter ouvido alguns psicólogos dizendo: "minha abordagem é...". E para quem é de fora da Psicologia, frases assim podem não fazer sentido. Porém, essa é uma informação importante e que pode te auxiliar a escolher por qual profissional e abordagem você prefere.


A psicologia é uma ciência muito diversa e dentro dela há inúmeras possibilidades. Alguns autores até falam que não existe a psicologia, mas as psicologias. Então, é importante que fique bem claro que uma abordagem não é melhor que a outra, mas sim, aquela que faz mais sentido pra você, que se identifica mais e se sente mais confortável. E todas elas tem comprovação científica!



Ainda está confuso? Então, bora lá que eu vou te explicar mais.

Cada abordagem tem uma teoria e prática diferente. Sabe por quê? Porque cada uma vai conceituar o homem, o mundo e suas relações de formas diferentes.

Você já deve ter ouvido falar em Freud e a psicanálise, ne? Freud foi um grande teórico e deu ênfase em seus estudos sobre o Inconsciente. Já a Teoria Cognitiva Comportamental foi teorizado por Aaron Beck e ele dá ênfase (como o próprio nome já diz) nas cognições e comportamentos. Já a Gestalt-terapia (minha abordagem) tem uma visão holística (total) do homem e vai se preocupar com o forma, com o saber da experiência. (te explico melhor em outros posts).


Não é à toa que exista várias teorias não é? O ser humano é complexo mesmo e são tantas variáveis! Afinal, quem nós somos também sofre influência de outros aspectos como a cultura, o social, a etnia, a raça, o gênero. Faz sentido para você?



No próximo post, irei explicar mais como funciona a psicoterapia pela abordagem da Gestalt-terapia ;)




12 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso