Os medos são apenas pensamentos e os pensamentos podem ser transformados!


O medo não é de todo ruim, ele é necessário, afinal aprendemos com nossos antepassados que diante do perigo devemos fugir ou agir.


Hoje são inúmeros os estímulos que nos fazem sentir medo: Assalto, acidentes no trânsito, traição, separação, perder o emprego. Sua casa pode pegar fogo. Você pode fracassar. Pode pegar aquele vírus que causou uma pandemia. Pior ainda, tudo isso pode acontecer com quem você mais ama. Experimentamos, também, o medo da mudança, o medo de não conseguir mudar. Medo da intimidade ou de ficarmos sozinhos.


O medo virou um dos maiores problemas psicológicos e ele não desaparece. Não se preocupe em sentir medo. Não se trata do medo surgir, se trata de como você lida com ele, de como o mantém, dos obstáculos que ele pode causar.


Existe o medo real, aquele que nos faz agir ou fugir. Se você está prestes a atravessar a rua e ouve uma buzina, automaticamente você recua, o medo de ser atropelado fez com que você agisse rapidamente. Se coloca a mão no fogo e sente o seu calor queimando, automaticamente puxa a mão e se livra de uma queimadura. O medo te livrou mais uma vez.

Porém existem aqueles medos irracionais, aqueles que ficamos imaginando, imaginando, mas não acontece de verdade. Esse medo insiste, persiste e traz ansiedade patológica.


“A forma como pensamos influencia a maneira como sentimos. Portanto, mudar o modo como pensamos pode mudar como nos sentimos”, resume o psiquiatra Aaron Beck.


Se antes de uma grande prova, ou apresentação de um trabalho, você pensar que não está preparado, que vai fracassar, que vão rir de você, te deixará tenso e ansioso e atrapalhará o seu desempenho. Porém, se você pensar que está bem preparado, ficará tranquilo e confiante. Pode até parecer besteira, mas é neurologicamente comprovado.


O essencial é entender o motivo do medo. É real ou imaginário? Quais são as evidências que sustentam esse medo?

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso