Para onde vai o pagamento feito ao psicólogo?

Oi, gente! Vocês já pensaram no real valor que tem a sua terapia? Por quê nós psicólogos cobramos um valor x, e o que está incluído nesse valor? Qual o real investimento que é feito?


Então, vamos por partes. Dentro do valor pago ao psicólogo, além de contas básicas (como alimentação, por exemplo) está incluindo uma grande gama de coisas: o psicólogo precisa estar constantemente se atualizando e se aprimorando. Isso inclui pós graduações, livros, testes psicológicos, congressos, seminários e outras tantas coisas que auxiliam o profissional a realizar uma boa prática. Além disso, é recomendável que o próprio profissional faça psicoterapia ou realize supervisões clínicas.

Outro ponto importante: muitos de nós são profissionais liberais. O que isso significa? Não recebemos 13º salário, bonificações, e às vezes nem tiramos férias (dependendo do profissional). O pagamento auxilia também nessas questões.

Quando pensamos em psicoterapia, pensamos primeiramente nas sessões, que duram em média 50 minutos. O que a gente quase não conta, é que após as sessões, ainda temos de elaborar documentos para cada paciente, como prontuários. Existem outros documentos que às vezes precisam ser feitos: atestados, declarações, pareceres psicológicos, entre outros.

Além disso tudo, é sabido que a conversa com o psicólogo se difere da conversa com outras pessoas, por acontecer em um ambiente neutro, onde não há julgamentos e sim um acolhimento verdadeiro. A psicoterapia não segue uma lógica do mercado de consumo. Ela deve ser vista como um investimento em saúde mental, que pode ser dada a longo prazo. Tudo isso está incluso em uma psicoterapia.

Valorize seu profissional, valorize sua saúde mental. 🌻



20 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso