Preparações que fazemos antes da terapia


Nas consultas presenciais é bastante comum que no caminho pro consultório ou até mesmo nos minutos em que aguarda o atendimento na sala de espera, o paciente vá organizando o que quer contar naquele dia ou pensando nas coisas importantes da semana . O terapeuta pode ter oferecer um copo de água ou um café enquanto você aguarda o seu momento da sessão.


Em tempos de atendimentos online esses rituais mudaram um pouco mas o processo continua o mesmo, tanto pra nós terapeutas como para os pacientes. Tivemos que nos adaptar à uma realidade nova para a maioria (o da consulta online). Achar espaço, conforto e privacidade dentro da sua própria casa .


Se por um lado temos mais comodidade em não precisar fazer o deslocamento da casa ou trabalho para o consultório, por outro lado perdemos esse momento de reflexão a caminho do consultório ou na sala de espera.


No entanto continua sendo importante que haja esse um espaço e um momento de preparação para que inicie a sessão, nem que seja alguns minutinhos antes. Para o terapeuta isso é fundamental para que tenhamos foco e atenção para escuta do paciente. Para o paciente, para que ele se organize, encontre um espaço calmo e possa se concentrar no que diz , sente e ouve na sessão.


Mas numa coisa percebemos que não houve diferença: o processo continua o mesmo. Algumas coisas "ficam" depois da sessão e repercutem durante toda semana enquanto vamos elaborando, dando sentido e lugar para elas. E muitas vezes até mesmo percebendo algo que antes era automático na nossa forma de agir ou pensar. São esses pequenos processos que aos poucos vão levando a importantes progressos durante a terapia.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relato

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso