Profissionais da Área da Saúde e o Bem-Estar Emocional em tempos de Corona Vírus


Diante da Pandemia nunca antes vivida no Brasil, os profissionais da área da saúde estão sendo os mais afetados em meio a todo o caos que se instalou desde que tivemos o primeiro caso do corona vírus.

Como resultado, encontramos profissionais muito estressados e fragilizados emocionalmente, trazendo à tona angústias e inseguranças. Isso provoca inúmeras reflexões sobre prioridades, já que esses profissionais são a linha de frente no atendimento aos contaminados, ao mesmo tempo em que têm familiares a dar atenção, bem como cuidar da própria saúde. Antes, essas reflexões eram deixadas em segundo plano, justamente pela correria do dia-a-dia. Mas com todo o caos, existem alguns sentimentos e emoções que acabam se sobressaindo à culpa por estar tão exposto ao perigo iminente: ficar tanto tempo longe da própria família e o MEDO, não apenas por si, mas pelos seus familiares e amigos. O medo e a culpa não são apenas de que alguém adquira o vírus, mas de ser o pilar de suas preocupações, além de serem discriminados pela própria família, sofrendo preconceitos por poderem ser o transmissor da doença.

A falta de EPIs também é um fator altamente estressante. Os profissionais estão na linha de frente desta guerra, lutando todos os dias sem as armas que os protegem do inimigo que tentam combater.

Gerenciar a saúde mental e o bem-estar é fundamental neste momento. Devem haver válvulas de escape, rede de apoio de familiares e amigos mesmo com o distanciamento físico, utilizando os meios tecnológicos como vídeo e áudio chamadas, mensagens de texto e voz, tentando manter a família e os amigos sempre por perto.

Além dessa rede de apoio existem os psicólogos, que estão se empenhando para dar o apoio necessário aos guerreiros da linha de frente. Ninguém está sozinho nessa. Todos podem se ajudar dentro de suas respectivas especialidades.

Lembre-se, temos de cuidar da saúde mental assim como cuidamos da nossa saúde física.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo