Psicoterapia é coisa de homem?

Psicoterapia é coisa de homem?

Pra você que é homem: talvez não lembre, mas provavelmente ouviu na infância a frase: "homem não chora", muitas vezes usado para acalmar o choro da criança, outras vezes pra formar um "homem forte". Porque infelizmente no senso comum, ser forte é não demonstrar sentimentos.. Mas que grande engano... Pra você que é mãe/pai: ensine seus filhos a demonstrarem seus sentimentos, ouçam o que eles sentem, fale que está tudo bem chorar.. Chorar é coisa de homem sim, chorar é ser forte também, nesta sociedade machista, forte, é o homem que chora!

Pra você que é homem, parte 2: Terapia é coisa de homem sim, terapia é coisa de ser humano. Felizmente o numero de homens buscando auxílio psicológico vem aumentando bastante, mas ainda não o suficiente, considerando que o maior índice de suicídio é entre homens.

Então homens, entendam, buscar ajuda não é sinal de fraqueza, o que te falaram la na infância não foi por mal, era o que seus pais/cuidadores e a sociedade acreditava que era certo, mas hoje, nos tempo em que vivemos, ser forte é deixar os sentimentos emergirem, homem, você pode chorar sim.. Aliás, deve! Você pode admitir que precisa de ajuda, isso não te fará menos homem, converse com seus amigos homens, compartilhem seus sofrimentos, ajudem uns aos outros, incentivem uns aos outros, indique um psicólogo para um amigo que precisa, diga à ele que tudo bem ir buscar ajuda profissional, vá com ele, encoraje-o.

Psicoterapia é coisa de homem, sim! 💛


Psicóloga

Édina Schimitz

CRP-12/18818

@psicologaedinaschimitz



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo