Psicoterapia Online

Se chegou até aqui no TherAppy,

você deve estar acompanhando esta nova modalidade de atendimento. O atendimento psicológico online já existia antes da pandemia, mas tem sido muito procurado agora. Ficou mais evidente diante da necessidade de cumprir o distanciamento físico, além do isolamento ter agravado condições emocionais. Estamos vivendo uma época de afetações e a busca por acolhimento destas demandas tem caráter urgente.


Vim comentar um pouco sobre o que é necessário para assegurar a qualidade e sigilo:

  • - Uso de aparelho eletrônico com senha e de uso pessoal, com antivírus e firewall atualizado.

  • - Internet segura (nada de usar rede pública) e de boa qualidade para evitar interrupções, aquele famoso “travou aqui”. Uma solução caso não tenha a rede disponível é o atendimento através de mensagem ( e-mail/ voz).

  • - Sobre as salas de bate-papo, só são utilizadas plataformas e aplicativos com criptografia ponta a ponta. (E ninguém mais terá acesso a nossa chamada)

  • - E o local? Importante que você esteja em um ambiente privado, com isolamento acústico e confortável, sem demais presenças e interrupções. Naqueles 10 minutinhos antes, vá ao banheiro, deixe o celular no silencioso. Caso esteja com mais pessoas, avise que estará ocupado, que não poderá ser solicitado, e que dentro de 1 hora estará de volta. Este é um momento seu, deixe a disposição um copo de água ou chá. Alguns lenços de papel também.

(vamos falar também de algumas vantagens? Menor gasto e tempo em relação a mobilidade; seguir acompanhamento durante viagens; flexibilidade de horários..)

Além do maior número de pacientes buscando atendimento online, muitos psicólogos trocaram o consultório pelo home office e também estão inovando na tecnologia. Se você fazia psicoterapia presencial e agora é atendido na modalidade Online, o que achou dessa mudança? E você PSI tem se adaptado?


Até a próxima,

Alice Marchett - Psicóloga CRP 18/05108

  • @psi.alicemarchett


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo