Qual profissional procurar?


O psicólogo e o psiquiatra são dois dos profissionais que trabalham com saúde mental. Apesar da atuação na mesma área, são profissionais com enfases diferentes.


O psicólogo é o profissional formado em PSICOLOGIA, estuda sobre o comportamento humano e as questões subjetivas envolvidas no processo de comportamentos e sentimentos. Esse profissional trabalha nas sessões para que o paciente conheça mais a si mesmo e o que está lhe causando sofrimento para possibilitar mudanças. O tratamento aqui se dá com base no diálogo.


O psiquiatra é o profissional formado em MEDICINA, ele estuda a base neuroquímica do funcionamento dos transtornos. O tratamento aqui pode ser medicamentoso.


Quando se há a desconfiança de um transtorno, qualquer um dos dois profissionais podem ser buscados, havendo necessidade, você será encaminhado para o outro profissional. Se tratar com os dois em casos de alguns transtornos é algo comum.


Quando o desejo é por mais autoconhecimento, desenvolvimento pessoal ou formas de lidar com alguns sintomas que podem ou não caracterizar algum transtorno, o psicólogo pode ser procurado inicialmente. Se houver necessidade, o profissional conversará com você sobre outras possibilidades.


@psi.amanda_mgazevedo

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso