Quando fico triste meus pensamentos são negativos. Porque?

Algumas vezes, ao identificar seus pensamentos, os pacientes se questionam o motivo de serem tão negativos. Para cada um vai existir motivos específicos que precisam ser explorados, mas, no geral, nosso cérebro tem a tendência de identificar mais os problemas do que as coisas positivas.


Além disso, ao procurar terapia, geralmente, as pessoas estão em um grau de sofrimento. Quando estamos já nos sentindo tristes, isso influencia o nosso modo de ver a vida e essa emoção é alimentada.


Vou compartilhar com vocês o trecho de um livro que fala sobre isso:

"Os pensamentos ajudam a definir qual estado de humor experimentamos em determinada situação. Uma vez estando presente um determinado humor, este é acompanhado de pensamentos adicionais que apoiam e fortalecem o humor. Por exemplo, pessoas com raiva pensam a respeito da forma que foram prejudicadas, pessoas deprimidas pensam sobre o quão infelizes suas vidas se tornaram, e pessoas ansiosas vêem perigo em toda parte. De fato, quanto mais fortes forem nossos estados de humor, mais extremos provavelmente serão nossos pensamentos. [...]" Greenberger & Padesky.


Percebem? Quando temos um conjunto de pensamentos negativos, isso torna um humor mais permanente. Quando estamos com este estado de humor é como se estivéssemos com um óculos e nós interpretaremos todas as situações por esse viés, fazendo assim com que mais pensamentos do mesmo tipo surjam.


@psi.amanda_mgazevedo



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso