Que tal aprender dizer NÃO?




Você já foi a um restaurante que não gosta, assistiu a um filme que não estava a fim, se sentiu obrigado a ir a uma festa prestigiar alguém que nem é tão importante para você?

Ou você não fez nada disso, mas inventou desculpas para se justificar?

Se este tipo de comportamento acontece com frequência, provavelmente você tem uma grande dificuldade em dizer NÃO! Esta dificuldade é decorrente de baixa autoestima. Algumas pessoas sentem que não são amadas e por isso dizem SIM o tempo todo com a finalidade de reverterem esta sensação. Como as pessoas “boazinhas” são requisitadas o tempo todo, pois estão sempre dispostas a fazer tudo no lugar do outro, criam uma falsa sensação de serem queridas. Com isso, reforçam no outro o comportamento de seguir pedindo coisas, abrindo mão de suas próprias necessidades ou vontades em prol daquele.

Claro que as vezes precisamos ceder e nem tudo é divertido. Muitas vezes sacrifícios são necessários. O importante é entender que para ceder não podemos passar por cima daquilo em que acreditamos. Precisamos estar alinhados com a finalidade daquilo para o qual diremos SIM e não apenas para satisfazer a vontade do outro.

Saber dizer NÃO e impor limites é libertador. A falta de respeito de quem não aceita NÃO como resposta agregado à falta de amor próprio de quem se anula para agradar o outro forma um círculo vicioso.

“Não se pode conceder tudo a todos. Saber dizer NÃO é tão importante como saber conceder.” (Baltasar Gracián)



12 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso