Que tal incluirmos comportamentos positivos e saudáveis em nossa rotina?


Praticar atividade física: Muito provavelmente você está cansado de ouvir sobre a importância de praticar exercícios físicos. De fato, movimentar o corpo contribui para a qualidade de vida, pois ajuda na prevenção de doenças e aumenta a produção de neurotransmissores que te impulsionam para outras atividades e te dá uma grande sensação de bem estar. Comece com algo mais leve, algo que você identifique uma certa afinidade ou curiosidade. Aproveite a tecnologia e procure aulas on-line, lives com dicas de exercícios diários ou até mesmo compre o acesso a treinos específicos e diários com acompanhamento.

Dormir bem: Estudos mostram que dormir mal é muito prejudicial à nossa saúde, enfraquece nosso sistema imunológico, desequilibra nossas emoções e humores, diminui a atenção e aumenta os riscos de doenças crônicas. Crie alguns hábitos antes de se deitar, evite aparelhos eletrônicos (TV, celular, computador) pelo menos uma hora antes de se deitar. Faça refeições leves, tome um chá. Procure alguma atividade de desligamento da mente como por exemplo meditação ou ouvir músicas que ajudam na indução do sono.

Fazer psicoterapia: A psicoterapia é um processo focado a ajudar as pessoas a chegarem ao autoconhecimento. Através da psicoterapia você pode criar suas próprias estratégias de enfrentamento de questões emocionais, assim como qualidade para tomadas de decisões. Além de descarregar um pouco o peso do estresse do dia-a-dia. Apesar do distanciamento social, onde a orientação é não sair de casa, existem psicólogos atendendo on-line, então não precisa tudo isso passar para começar a cuidar da sua saúde emocional.

Não se cobre tanto, não precisa ser multitarefa o tempo todo. Abandone a necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Dê mais atenção ao que você está fazendo no momento em que está fazendo.

Permita-se sentir as respostas emocionais, como por exemplo o choro. Esta resposta emocional é muito importante e saudável em algumas situações. O choro pode ser a única forma de conseguirmos expressar aquilo que nenhuma palavra seria capaz. Essa resposta também é capaz de liberar uma energia que possivelmente se manifestaria em algum lugar do nosso corpo, seja em reações fisiológicas ou emocionais.

Seja grato: Comece a perceber o lado bom das coisas, pois podemos aprender com cada acontecimento. Aprenda a extrair as coisas boas de cada um deles. Seja grato.

Esteja sempre conectado com as pessoas que você gosta, que te fazem bem. Mesmo nesses dias de isolamento, mande mensagens de texto, de áudio, faça videochamadas, expresse seu carinho, amor e preocupação. Fortaleça seus vínculos afetivos. Mas não se esqueça, nem negligencie, quem está perto (presencialmente). Aproveite para fazer tudo aquilo que gostaria mas não tinha tempo nem oportunidade. Pratique uma comunicação mais assertiva, mais saudável onde possa colocar o que agrada e o que desagrada e, principalmente, mostre suas necessidades e expectativas em relação ao outro e, claro, esteja aberto a receber as necessidades e expectativas do outro.

20 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso