Saúde mental em tempos de Covid-19.


Estamos presenciando um momento em que basicamente todos falam apenas de um assunto não é mesmo? O Covid-19, também denominado como Coronavírus. O tempo todo somos bombardeados com informações, já imaginou como isso tem afetado a sua saúde mental? Você sabia que ansiedade e estresse podem atuar diretamente sobre o sistema imunológico?

Pois bem, Martinez e Alvarez (1999) trazem em seus estudos que fatores mentais como estresse e ansiedade foram reconhecidos como capazes de afetar o sistema imunológico. Pois ambos aumentam a produção de cortisol e acabam assim desgastando o nosso organismo e enfraquecendo o sistema imunológico.

Portanto, para evitar que a ansiedade venha a se tornar um grande peso nessa situação, aqui vai algumas dicas:

  • Procure fontes seguras de informações, CUIDADO com as FAKE NEWS.

  • Busque avaliar o quanto de informações você precisa para se cuidar, evitando assim excessos.

  • Tente realizar atividades que te causam prazer, seja assistir a uma série, ou a um filme, ou realizar jogos com seus familiares, vale tudo, mas dentro de sua realidade (ou seja, dentro de casa)

  • Busque falar sobre outros assuntos, com isso você pode encontrar prazer em outros temas e com isso diminuir a ansiedade.

  • Mantenha a saúde física. Uma boa alimentação, a hidratação, além da realização de exercícios físicos (mesmo dentro de casa) são grandes aliados nesse momento.

  • Por fim, mas não menos importante: é natural a preocupação frente a algo novo e de grande proporção, por isso faça a sua parte. Tomando as medidas preventivas e cuidado de sua saúde física e mental, vamos superar, juntos!

Psicóloga Vitória Fernandes CRP 13/9256

Nenhum post substitui análise ou psicoterapia. Procure um Psicólogo.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relato

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso