Se hoje você fosse um sentimento, qual você seria ?
Todos os dias temos novos caminhos a percorrer. Nenhum dia é idêntico ao outro. Não há mapa para a vida. Ela é vivida à medida em que se apresenta.
É natural, nesta caminhada, nos deparamos com noite e dia, chuva e sol, água e deserto. Assim são nossos sentimentos e emoções, também. Alegria, tristeza, saudade, amor, medo, ambição, surpresa. Todos eles modelam quem somos, como nos relacionamos com o mundo e como atravessamos cada um dos nossos dias.
O que precisamos ter em mente é que nós também podemos modelá-los. Você pode não conseguir driblar uma tristeza ou um medo, mas pode decidir fazer algo diferentes com eles. Pode atribuir a eles a importância devida, pode alterar seus pesos, aumentar ou diminuir seus volumes.
Encará-los de frente, perceber seu próprio humor, ter ciência sobre as emoções e sentimentos tal como se apresentam, são formas muito eficientes de modelar suas reações, pensamentos e ações frente a eles.
E, mais, a atenção a estas emoções (e às formas como você reage a elas), permite que você detecte com mais facilidade quais delas podem prejudicar sua vida e quais vêm acompanhando você por mais tempo do que merecem.
Você acredita que conhece bem a origem de seus sentimentos e das suas emoções? Acredita que sabe lidar com eles? A terapia pode te ajudar a refletir sobre o que sente e perceber se a forma como lida com seus sentimentos está gerando benefícios e contribuindo para que tenha uma vida cada vez melhor, ou se está impendindo você de viver com a plenitude que deseja.
Conhecer os sentimentos e olhá-los de frente significa conhecer-se profundamente e usar este aprendizado para construir caminhos mais sólidos e dias mais felizes.
#sentimento #emoção #autoestima #psicologia #conscientização